17/12/2018
Natal Manual por Marta Barros
Fundadora da TEX MB
Filipa Belo

Portugal Manual é curadoria colaborativa!

Como estamos em contagem decrescente para o Natal, desafiamos a Marta Barros, da TEX MB a escrever um artigo para o nosso site. Artigo esse que hoje partilhamos convosco!

"O mês de Dezembro chega frio, mas aquece-nos o coração pensar que o Natal já não demora. Sabe bem passear pelas ruas agora iluminadas pelas luzes e decorações típicas da quadra. É tempo de reflexão, de partilha, de reunir a família, de lembrar todas as pessoas que nos são queridas.
Empenhamo-nos para receber as Festas da melhor maneira: enfeitamos as nossas casas, cozinhamos as iguarias tradicionais, ajudamos quem mais precisa, procuramos lembranças para mimar quem nos é próximo. E nessa procura, notamos que surgem cada vez mais oportunidades de contornar o consumo industrial que, mais do que noutras alturas, nos é proposto.
É uma boa opção visitar os Mercados de Natal, onde podemos apreciar a arte de cada vez mais pessoas que aproveitam para divulgar o seu trabalho.

E ao comprar, estaremos não só a ajudar os artistas e a economia local, como também a contribuir para um consumo mais consciente. Peças feitas à mão, fruto do envolvimento e vontade de alguém que se dedicou a criar algo único. Haverá presente de Natal mais especial?

Adicionar um toque pessoal ao objecto só o tornará ainda mais exclusivo, e o seu valor passará a residir no simples gesto de nos termos empenhado em deixar um bocadinho de nós naquele presente. Na TEX MB somos a favor desse sentimento, dessa atitude. E foi nessa premissa que nos inspirámos este Natal, desafiando a nossa criatividade, e apresentando produtos simples, mas com o nosso vestígio.
É também por essa razão que nos associamos e brindamos a iniciativas como a do Portugal Manual, que reúne e promove o hand made in Portugal além fronteiras. Aqui ficam as nossas sugestões neste editorial de Natal. Esperamos que gostem!
Boas Festas,
Marta Barros"

Texto: Marta Barros @Tex MB

Créditos fotos @Paxi Fotografia



OUTRAS NOTícias

Portugal Manual entrevista Beija-flor

Filipa Belo

O regresso ao manual

Filipa Belo

Exposição "O artesanato em transformação"

Filipa Belo

Subtil Loom - uma ode à arte do tear português

Filipa Belo

E receba as novidades da Portugal Manual.

Recebemos seu cadastro!
Obrigado!
Seus dados parecem estar incorretos. Confira e envie novamente.