Começa no próximo dia 27 de julho a 42º edição da Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde, nos Jardins da Av. Júlio Graça.
Um Encontro Nacional de Ceramistas, contando com a presença de cerca de 50 artesãos, é o principal destaque da 42ª edição da Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde, a decorrer de 27 julho a 11 agosto, nos Jardins da Av. Júlio Graça.
Num espaço frondoso e apetecível, a feira desdobra-se por 11.000 m2 onde cerca de 200 artesãos exibem as suas artes, transportando afetos e recordações. No decorrer do evento, os visitantes podem conhecer os artífices e com eles descobrir técnicas e saberes ancestrais.
A cerâmica ocupa lugar de relevo, nesta edição, graças ao Encontro Nacional de Ceramistas que, para os visitantes, se materializa numa exposição, demonstração e workshops sobre práticas e técnicas. Muito para ver e descobrir numa época em que a cerâmica salda contas com as novas tendências do mercado, se cria e recria, se estiliza e sobressai no palco da contemporaneidade.
É no âmbito deste Encontro que o artista plástico João Carqueijeiro* estará em Vila do Conde para apresentar uma exposição de cerâmica contemporânea, a inaugurar no dia 20 de Julho, às 18h00, no Centro Municipal de Juventude.
Organizada em parceria pela Câmara Municipal de Vila do Conde e pela Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde, a 42ª Feira Nacional de Artesanato contará, como habitualmente, com a presença de duas centenas de artesãos, assegurando a cobertura geográfica de todo o território nacional, grande parte dos quais demonstrando ao vivo o seu saber nas mais diversas expressões do artesanato.
No dia 4, primeiro Domingo de Agosto, um encontro com mais de 200 artesãs a dedilhar com mestria os bilros, tecendo as rendas que Vila do Conde preserva com paixão e assume como o seu ex-líbris, fazem do Dia da Rendilheira um evento indissociável do certame, da sua génese e da sua história.
Já no dia 6, pelas 15h00, terá lugar uma conferência de apresentação do projeto Portugal Manual, novas tendências e novos padrões de consumo e de consumidor, por Filipa Belo, sua mentora e curadora. Portugal Manual reúne uma rede de artesãos contemporâneos e empreendedores num ecossistema de negócios e transmissão de saberes, de modo a dar a conhecer ao mundo o que de melhor se faz em Portugal. O projeto tem como missão reposicionar a imagem de Portugal através de novos contornos que redesenham objetos, ideias e valores.
Outra das novidades para a edição de 2019 está reservada para o calendário de atuações no que à animação respeita. A Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde apresenta um programa musical diversificado e muito apelativo, no qual se alinham a música ligeira, a dança, o fado e o folclore. Para além de propostas nacionais, também estarão presentes grupos que trarão a Vila do Conde sons do México, Cuba, França e Brasil.
E temos ainda as Jornadas Gastronómicas, evento de referência absolutamente obrigatória quando se fala da Feira Nacional de Artesanato: o quadro em que se desenrolam, a moldura humana e uma invejável qualidade são as razões do prestígio de que gozam. Aqui há propostas das várias regiões gastronómicas do País, num convite irrecusável para uma viagem pelos melhores sabores nacionais.
A tradição em festa tem lugar marcado em Vila do Conde!
Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde
De 27 julho a 11 agosto
Jardins da Av. Júlio Graça
ENTRADA LIVRE
Organização: Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde e Câmara Municipal de Vila do Conde
Horário
2ª a 5ª Feira – 17h00 às 24h00
6ª e Sábado – 15h00 às 00h30
Domingo – 15h00 às 24h00
Para saberem mais, consultem o link:
www.feiranacionaldeartesanato.com
E receba as novidades da Portugal Manual.