24/6/2021
Portugal Manual sugere, "As montanhas de Bárbara R. nas paredes da Ó! Galeria"
Filipa Belo

A ilustradora Bárbara R. será a autora da próxima exposição individual da Ó! Galeria que inaugurará no próximo sábado, dia 26, pelas 16h30, e que decorrerá até ao dia 15 de julho. A mostra, intitulada "Atrás de uma montanha há sempre outra, e outra, e outra..." irá combinar várias técnicas ilustrativas que vão bem mais além do que o tradicional papel, sendo mesmo a tecelagem o formato que mais poderá ser visto nas paredes da Ó! Galeria a partir do próximo fim de semana.

"Voltei aos fios e a ilustrar através de tecelagem. O processo criativo tem como ponto de partida o esboço mas depois estou sempre a fugir dele porque o material me leva para outros lugares. É um processo de construção/desconstrução de que gosto muito", refere Bárbara R. a propósito da exposição, explicando ainda o ponto de partida desta "escalada" às montanhas da sua imaginação: "É uma viagem interior mapeada em várias dicotomias. Enquanto as faço e elas me fazem a mim vão surgindo estes pares: procura/encontro, subida/descida, fuga/prisão, interior/exterior, passado/presente, esperança/fascínio, longe/perto, labirinto/ caminho, mapa/deriva, explosão/implosão, sufoco/descoberta, luz/emaranhado, …traduzindo-se numa paisagem visual inacabada tecida através de linhas, cores, texturas e contrastes".

"Cresci num lugar bonito, rodeada de verde, a ver montanhas ao longe, com o mar ao lado e ao som da máquina de costura da minha avó, no meio de tecidos, linhas e botões coloridos, de moldes, recortes e revistas. Sempre vi a minha mãe a fazer trabalhos manuais, a decifrar esquemas, desenhos e padrões. Aprendi com o meu avô a observar, a ficar em silêncio a ouvir o vento, a admirar as flores a crescerem no seu jardim e a explorar o seu mapa mundo de parede. Aprendi o rigor milimétrico e a precisão com o meu pai ao desenhar casas em papel e a vê-las crescer ao vivo e a ganhar forma e volume. Brinquei muito com a minha irmã e com os meus amigos e demorava sempre muito tempo a chegar a casa da escola porque o caminho pelo mato era sempre mais divertido! Acho que todas estas vivências e experiências se reflectem no meu trabalho mesmo que inconscientemente: texturas, padrões, cores quase primárias, altos contrastes, pormenores, recortes, o privilégio pelo manual, a optimização de processos, a Natureza,…", contava a ilustradora num artigo para a Revista Peonza há cerca de um ano.

Bárbara R. é designer de comunicação e ilustradora, licenciada em Design de Comunicação pela ESAD Matosinhos e fez Erasmus na ESA Lorient (França). Posteriormente, concluiu o curso profissional de Fotografia no IPF Porto e alguns anos mais tarde o mestrado em Ilustração pela ESAG. Trabalhou em algumas empresas em Portugal, França e Canadá. Foi co-fundadora da Feia - Associação de Ilustração e participou em várias exposições individuais e colectivas assim como vários workshops. Fez parte da comissão organizadora do 8ª e 9ª Encontros de Ilustração de S. João da Madeira onde também foi encarregue de toda a imagem do evento. Em 2017 auto-publicou o livro “O Sol da Sra. Azul”. É co-fundadora do negócio social “Iolo” e faz parte do projecto “Portugal Manual”.Apesar das contingências provocadas pela pandemia e continuando a respeitar todas as normas da DGS, a Ó! Galeria tem conseguido manter a sua programação e o número de visitantes registados tem vindo a crescer, paulatinamente, indicando que a vontade/necessidade de regressar ao contacto com a cultura e com os artistas era muito. Assim, gostaríamos muito de poder continuar a contar com o Vosso apoio, na divulgação de mais esta iniciativa e de poder contar com a Vossa presença, no sábado, onde a ilustradora Bárbara R. estará disponível para conversar com todos.

OUTRAS NOTícias
No items found.

E receba as novidades da Portugal Manual.

Recebemos seu cadastro!
Obrigado!
Seus dados parecem estar incorretos. Confira e envie novamente.