A Portugal Manual surge da aposta, da sua fundadora Filipa Belo, no design como ferramenta de valorização do trabalho manual.
Aposta na promoção da tradição e do artesanato português através de marcas que introduziram o design nas suas produções artesanais, dando origem a peças únicas. Reconhece a arte do saber-fazer dos novos artesãos, que aliam a tradição manual à imaginação, reinventando conceitos com um olhar contemporâneo, criativo e cosmopolita.
Um pouco por todo o país, também o artesanato está a mudar. Da tecelagem à moda, da escultura em madeira e em pedra à cerâmica, do mobiliário à joalharia – estas e muitas mais atividades estão, neste momento, a reinventar-se com critério. Com identidade, personalidade e paixão. A missão da Portugal Manual é dar a conhecer este movimento ao Mundo.
A curadoria das marcas aposta nos makers que voltaram às raízes, que ousaram apostar numa produção artesanal de qualidade. Estes artesãos têm vindo a recuperar materiais tradicionais para criarem peças contemporâneas, desenvolvendo uma produção em pequena escala mas com recurso a tecnologias contemporâneas, numa perspetiva empreendedora que promove um consumo sustentável.
Sendo o turismo uma atividade essencial na atração de visitantes, a Portugal Manual aposta na promoção de experiências em Portugal porque acredita que é no quotidiano de uma oficina que se sente o pulsar renovado da criação. Que se testemunha o valor de projetos que procuram colmatar lacunas entre as gerações, oferecendo lugares de encontro, discussão e aprendizagem.
Créditos foto @diogoperez
Produção @portugalmanual
E receba as novidades da Portugal Manual.