4/12/2018
Subtil Loom - uma ode à arte do tear português
Filipa Belo

Há alguns anos, Ângela Subtil embrenhou-se no coração da Serra d'Aire à caça dos padrões das mantas que havia em casa da sua avó, as famosas mantas de Minde, e ficou desolada por saber que os mais de 200 teares que havia na terra foram trocado por teares industriais.

Restavam apenas dois teares - bem como uma mão cheia de memórias - dos tempos em que "na rua se escutava o barulho ensurdecedor do bater do tear e dos cânticos dos tecelãos". Foi com os teares que sobraram e com os poucos artesãos que ainda lhes conhecem os preceitos que Ângela começou a trabalhar com o intuito de reacender a paixão pela manufactura, pelos padrões do antigamente, pela arte da terra - pela tradição.

Foi assim que, em 2017, nasceu a Subtil Loom e é assim que objectos nascidos de uma arte que o tempo quis atirar para o esquecimento ganham a pouco e pouco um novo fulgor. A ideia da Subtil é que além dos teares de Minde se juntem outros de outras regiões do país para também eles se juntarem a este movimento que Ângela gosta de chamar "fios com história".

Inspiradas pelas mantas da avó, mantas de pura lã feitas nos teares pelas mãos ágeis, sábias e calejadas dos artesãos da terra, os produtos com a etiqueta Subtil trazem a reboque as histórias das tecedeiras, dos pastores da serra e dos mestres artífices que, a custo, mantêm viva a arte da tecelagem. São esses mesteres que nos apaixonam e é à boleia dessa paixão que percorremos o país de lés a lés à cata de teares, técnicas, matérias-primas e desenhos que o tempo não conseguiu apagar.

São a Subtil e querem levar-nos de braço dado pelo mundo a arte do tear português.

De 2017 a esta parte a Subtil já apresentou diversas coleções oriundas de dois teares distintos - o tear de Minde e o de Viana – utilizando, em ambos os casos, tiras de tecido 100% lã e pele natural de cabra. Os padrões tradicionais atravessam as diversas coleções e a eles juntam-se novos desenhos e cores. Nesta coleção Outono. Inverno 2018/2019 os destaques são um novo padrão em espinha e a conjugação de cores brilhantes como o verde e azul, o bordeaux e o coral.

Se gostavam de conhecer mais a Subtil Loom vejam os contacto aqui.

OUTRAS NOTícias

O regresso ao manual

Filipa Belo

Projeto Arts + Handicrafts Alto Minho

Filipa Belo

Portugal Manual: O artesanato em transformação

Filipa Belo

E receba as novidades da Portugal Manual.

Recebemos seu cadastro!
Obrigado!
Seus dados parecem estar incorretos. Confira e envie novamente.